PARCERIA FIRMADA COM A ERASMUS UNIVERSITY ROTTERDAM

Proposto pela professora e pesquisadora Débora Póvoa, da universidade holandesa Erasmus University Rotterdam, o seminário tem como objetivo, socializar os estudos realizados no projeto Worlds of Imagination, que ampara sua pesquisa de doutorado, cujo trabalho busca explorar o diálogo entre, de um lado, o turismo e as comunidades locais usadas como atrações de sets de filmagem e de outro como produções audiovisuais podem contribuir, econômica e socialmente, para o desenvolvimento de tais locais. De que maneira moradores destas áreas estão envolvidos em projetos audiovisuais, de turismo e qual é o legado que tais ações deixam nessas comunidades a longo prazo com a presença de ações ligadas ao cinema, ao audiovisual, sejam set de filmagens ou festivais de cinema. Questões como estas norteiam sua pesquisa, que tem como foco várias regiões no mundo além do Brasil consideradas vulneráveis social, econômica e/ou ecologicamente, como as favelas cariocas, o cariri paraibano, África, e a Amazônia.

Alinhado a essa temática, espera-se, com o seminário, gerar um debate sobre a realização e possíveis consequências de projetos audiovisuais em tais locações, ouvindo tanto pesquisadores quanto profissionais da área.

Idealmente o seminário contará com a presença de dois pesquisadores do projeto Worlds of Imagination, e uma profissional diretamente envolvida em processos de filmagem na cidade de Cabaceiras (PB), também conhecida como Roliúde Nordestina, além de um catedrático da Ufopa (Universidade Federal do Oeste do Pará) e um profissional do audiovisual brasileiro que juntos debaterão essas iniciativas e desenvolvimento. Combinando teoria e prática, o seminário tentará aproximar as esferas acadêmica e profissional e oferecer um espaço de discussão para grupos que nem sempre têm a oportunidade de dialogar de maneira tão direta.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer deixar um comentário?
Sinta-se à vontade para nos escrever!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *