UMA VERDADEIRA PLURALIDADE DE CULTURAS MARCOU A ABERTURA DO FEST ALTER

A abertura oficial do Festival de Cinema de Alter do Chão que acorreu na noite de ontem, 21 de outubro, evidenciou a diversidade através das centenas de pessoas que vieram prestigiar o evento. Um espaço onde o cinema, a cultura e a unidade foram exaltadas.  O filme “Encantados”, da cineasta Tizuka Yamasaki, brilhou aos olhos do público. A música ficou por conta do grande violonista Sebastião Tapajós e da Filarmônica de Santarém.

Na platéia era possível observar comunitários de Alter do Chão, indígenas e quilombolas da região, além de, santarenos, estudantes, produtores, diretores, empresários, políticos, turistas nacionais e internacionais. Para Locca Faria, diretor do FestAlter, a pluralidade do público foi o verdadeiro destaque da noite e mostrou o objetivo do evento. “O audiovisual consegue agregar todos os tipos de forma e pensamentos em um campo saudável, onde a arte conversa com todos”, disse.

Locca lembra que foram dois anos de idealização do projeto, cuju propósito principal a possibilitar que as histórias da Amazônia seja mostrada pelo seu povo. “A Amazônia merece estar em destaque, por ter uma cultura resistente e bonita. Nós tivemos a parceria e incentivo forte de várias pessoas, entre elas o deputado Airton Faleiro e o prefeito Nélio Aguiar”, finalizou.

Exibição do Filme “Encantados

A obra Encantados foi gravada no Marajó, Pará e no estado de Macapá. O elenco do filme conta com atores conhecidos, entre eles a paraense Dira Paes, Letícia Sabatella, José Mayer, Carolina Oliveira, Thiago Martins e Laura Cardoso.

Tizuka, em sua fala ao público, contou que para produzir um filme amazônico é necessário ter conhecido a Amazônia. “Eu estudei muito a região antes de pretender gravar o filme. É preciso entender o povo e conhecer a alma da Amazônia. Para mim, o mais importante é que o povo que vive isso valorize o que nós produzimos”, destacou.

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *